SOBRE NÓS

A SOCIEDADE

A Sociedade de Hipnose do Estado de Pernambuco é uma sociedade civil, científica, cultural e educacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais: Desenvolver, divulgar e promover o estudo, a pesquisa e as aplicações da Hipnose com uma abordagem holística (por abordagem Holística subentende-se aquela que considera o ser humano como uma totalidade indivisível que é simultaneamente física, emocional, mental e espiritual); Organizar cursos de formação, seminários, reuniões e outros eventos de caráter científico, tendo como tema a Hipnose e suas aplicações e Manter intercâmbio científico com as outras entidades no Brasil e no exterior.

 

Fundada em 2012, visa atender ao Estado de Pernambuco e os circunvizinhos, para difundir a importância da hipnose e sua aplicação o todos que dela possam se beneficiar e dar ênfase, principalmente, a hipnoterapia, como ferramenta de elevada importância na clínica das psicoterapias e demais ciências que tratam do homem que sofre, destacando-se a psicanálise, cujo manuseio se denomina hipnoanálise, que contribui de maneira indelével na redução das resistências, permitindo uma maior flexibilização na domada de consciência dos conteúdos reprimidos nos porões do inconsciente.

 

A HIPNOSE

As experiências modernas com hipnose e estados de transe começam com Franz Anton Mesmer (1734-1815). Nascido em Iznang, Swabia, Alemanha, em 23 de maio de 1734. Julgando manipular um fluido magnético que existiria em todas as pessoas ele as induzia a estranhos estados de consciência e comportamentos fora do normal. Esses “transes” produziam, por vezes, a cura das doenças sem que fosse necessária a prescrição de remédios ao paciente. Mesmer conseguiu curar um grande número de pessoas usando apenas o método que inventara. Isso escandalizou a comunidade científica de sua época. Ele foi acusado de charlatanismo e caiu em desgraça. Sua descoberta acidental, no entanto, chamou a atenção de vários pesquisadores e cientistas. Na tentativa de compreender como eram efetuadas essas curas eles procuravam aquilo que poderia estar influenciando as pessoas sem o conhecimento de Mesmer e seus discípulos. Diversas teorias surgiram para tentar explicar o estranho estado que produzia a cura: a expectativa e a receptividade do paciente (José Custódio de Faria), a influência de uma idéia dominante (James Braid), a sugestão (Hippolyte Bernheim), a representação de um papel (Theodore R. Sarbin), a imaginação vívida (Barber), o relaxamento (William E. Edmonston Jr.), a submissão à figura do hipnotista (Graham F. Wagstaff), entre outras.

DIRETORIA EXECUTIVA - 2012/2020

PRESIDENTE

Dr. Reginaldo Rufino

 

PRESIDENTE DO CONSELHO DE PESQUISAS EXPERIMENTAIS

Dr. José Fabiano Silva da Costa

 

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Dr. Luiz Henrique de Albuquerque Ugiette

 

DIRETOR JURÍDICO

Dr. Reginaldo Rufino de Almeida Sobrinho

 

DIRETOR DE RELAÇÕES ÉTICAS E PROFISSIONAIS

Dr. Walter Luiz Gonçalves Ferreira Filho

CONTATO:

+55 (81) 3343.1277

SOCIEDADE DE HIPNOSE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Rua Professor Mário de Castro, 444 - Boa Viagem, Recife - PE, Brasil

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROIBIDO A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE SITE.

SIGA-NOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
command by create vision.png